Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 11 Novembro > CJF promove curso sobre Segurança Institucional para magistrados federais

Notícias

CJF promove curso sobre Segurança Institucional para magistrados federais

Capacitação

por publicado: 26/11/2019 14h53 última modificação: 26/11/2019 14h56
Capacitação faz parte do Projeto estratégico Fortalecimento da Segurança Institucional no Conselho e JF

O Conselho da Justiça Federal (CJF) dará início a mais uma etapa do projeto estratégico Fortalecimento da Segurança Institucional no Conselho e na Justiça Federal, que tem como beneficiários os membros, servidores e usuários da JF. 

No começo de dezembro, o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e a Assessoria Especial de Segurança Institucional e de Transporte (ASSEP) do CJF promoverão o curso sobre Segurança Institucional para magistrados, em Porto Alegre-RS.

Com aulas teóricas e exercícios práticos, o curso tem como objetivo capacitar juízes federais em temas relacionados à segurança institucional e pessoal, como atividade de inteligência, análise e gestão de riscos, segurança de autoridades, armamento e tiro, sobrevivência urbana e autoproteção.

Serão duas turmas de 30 alunos, propiciando a participação de magistrados de todo país. A primeira turma ocorrerá de 2 a 6 de dezembro e a segunda, de 9 a 13.

Curso para agentes de segurança

De setembro a novembro de 2019, o CJF realizou curso básico de técnicas operacionais aos agentes de segurança da JF. Foram seis turmas, nas cidades-sede dos cinco tribunais regionais federais.

O objetivo foi capacitar os agentes para a utilização de equipamentos destinados a gerenciamento de crise, abordagem e uso seletivo da força. Foram abordados os seguintes temas: padronização e aprimoramento de conhecimentos e habilidades para agentes de segurança; foco em análise e gerenciamento de conflitos; neutralização efetiva de ameaças com emprego de equipamentos de uso seletivo da força, e técnicas de contenção e condução para proteção integral de ativos da Justiça Federal.